sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Com imensa tristeza comunicamos o falecimento de Neguinho

Este é Neguinho, outra vítima do dito animal racional... Vou postar aqui toda a história para quem ainda não a conhece.
Quando se vê na imprensa nacional notícias sobre maus-tratos e crueldade contra animais, muitos podem achar que isso só acontece em cidades distantes. Grande engano. Esta realidade também está – infelizmente – presente em Marechal Cândido Rondon, no PR. Muitos casos nem se tornam público e não entram em estatísticas do município, pois são na maioria das vezes são feitos às escondidas. Mas um verdadeiro ato de covardia foi registrado no município na quinta-feira (08), próximo à meia-noite.
Um morador do Bairro São Lucas espancou um cachorro quase até a morte em sua casa. Ele só parou com a crueldade porque sua filha implorou para não matá-lo. O caso chamou a atenção dos vizinhos, que ouviram os gritos do cachorro e foram para a rua. Após a agressão, o homem levou o animal para um terreno baldio localizado a poucos metros de sua residência, deixando um rastro de sangue na rua.
Avisada da crueldade, a ONG Arca de Noé esteve no local próximo ao meio-dia de sexta-feira (09) e imediatamente encaminhou o cachorro para atendimento veterinário. Segundo as integrantes da ONG, Dilza Bellomo e Angela Hanusch, que socorreram o animal, o motivo do ato de covardia aconteceu porque o cachorro entrou na casa deste morador, tendo em vista que ele possui uma rottweiler que está em cio e o portão estava aberto.
“Este morador sempre deixa o portão de sua casa aberto. A ONG já havia recebido ligações de vizinhos informando sobre esta preocupação, porque a rottweiler já foi vista por diversas vezes solta e muitas crianças brincam na rua. Como nesta noite mais uma vez o portão estava aberto e a cachorra estava no cio, o cão entrou na casa e este foi o motivo do espancamento”, relatam.
Estado é grave
Procurado pela reportagem do Jornal O Presente, o médico veterinário que está cuidando do cachorro, Paulo Giesel, informou que o estado do animal é extremamente grave. Ele está em coma e corre sério risco de morte. Conforme o profissional, caso ele sobreviva haverá sequelas da agressão que não lhe permitirão mais ter uma vida normal.
“O cachorro sofreu um trauma crânio-encefálico. Ele está em coma e na posição opistótono (espasmo muito acentuado dos músculos da nuca e do dorso, que fazem com que o corpo tome uma posição arqueada forçada). Neurologicamente, ele não tem mais sensibilidade e nem responde aos sinais. A situação é muito delicada, pois o trauma foi muito grande”, explica.
“A nossa preocupação maior neste momento é conseguir manter ele vivo, mas caso sobreviva com certeza ficará com sequela neurológica”, lamenta.
Pena
A advogada Bianca Pizzatto de Carvalho, que é coordenadora de Programas e Projetos da ONG Arca de Noé, informa que o caso será registrado hoje (12) na Delegacia de Polícia Civil. Uma das vizinhas inclusive já se colocou à disposição como testemunha e auxiliou a entidade com o fornecimento de informações da agressão.
“Lamento profundamente o que ocorreu e queremos que este homem seja processado e punido. Vamos acompanhar a ação no Juizado Especial Criminal”, afirma.
Caso seja condenado, o homem poderia pegar entre seis meses e dois anos de detenção. Contudo, como o caso entra no chamado pequeno potencial ofensivo, a pena pode ser convertida em multa. O cachorro agredido possui tutora, que já foi localizada.


A notícia de hoje:  
O cachorro Neguinho, que foi covardemente espancado por um morador do Bairro São Lucas, em Marechal Cândido Rondon, na última quinta-feira (08), morreu. A informação foi confirmada pelo médico veterinário que estava cuidando do animal, Paulo Giesel.
Havia uma esperança de que o cachorro pudesse melhorar, já que ele começava a dar sinais de recuperação no final de semana. Contudo, seu estado clínico piorou e ele não resistiu aos ferimentos. “A situação estava muito complicada. Tentamos salvá-lo, mas infelizmente não foi possível. Ele teve uma melhora branda no final de semana, mas depois sofreu uma decaída muito grande e não aguentou”, lamentou o veterinário.
Neguinho sofreu um trauma crânio-encefálico após possivelmente levar pauladas na cabeça. O motivo da crueldade ocorreu porque ele entrou na casa de um morador do Bairro São Lucas, tendo em vista que o portão da residência – como sempre – estava aberto e havia uma rottweiler em cio. Após ser agredido, sendo que a sessão de crueldade só terminou porque a filha do rondonense implorou para que o pai não matasse o animal, o homem jogou o cachorro em um terreno baldio, sendo que o sangue deixou um rastro na rua.
Os gritos do animal chamaram atenção dos vizinhos, que na manhã de sexta-feira (09) comunicaram o caso à ONG Arca de Noé, a qual providenciou atendimento médico veterinário. A assessoria jurídica da entidade deve registrar ainda no início desta semana o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon contra o agressor, tendo em vista que maus-tratos contra animais é crime.



Fonte: ANDA / O Presente

Data: 14/12/2011 13:24:53





Era pra ser dia 10, mas, por causa da chuva, será dia 17/12

Quem achar a Mile, por favor, entre em contato!