terça-feira, 27 de setembro de 2011

Revoltante!! Yorkshire morre após agressão em pet shop de Curitiba

Uma cadelinha da raça yorkshire morreu dentro de um pet shop, em Curitiba, após ser agredida por um funcionário. De acordo com o laudo veterinário, a cadela, chamada Mia, teve parada respiratória, parada cardíaca, edema e sangramento na região do crânio. Os donos do animal registraram um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

A yorkshire Mia, que morreu após agressão em pet shop
 A cadela Mia havia sido levada para banho e tosa. Durante o procedimento, dia 17, o funcionário teria se sentido ameaçado pelo cachorro, que tentou mordê-lo, de acordo com a informação repassada pelo pet shop ao dono de Mia, Bruno Maziero.
"Ele [o funcionário] disse que se sentiu ameaçado porque a cachorrinha iria tentar mordê-lo", contou o técnico em eletrônica Bruno Mazeiro, de 22 anos, que era o dono da cadela há seis anos. Segundo ele, Mia tinha menos de 30 centímetros e pesava 1,5 kg. O funcionário acertou a cadela na cabeça com uma rasqueadeira, instrumento usado para tosar o pêlo de cães. Mia teve uma parada cardiorrespiratória e traumatismo craniano, de acordo com laudo veterinário produzido pelo próprio pet shop, e morreu em seguida. "Acidentes acontecem, mas como foi de uma maneira cruel, a gente ficou chateado", lamentou.
O laudo também informa que o cachorro se encontrava "clinicamente sadio" ao chegar à loja, por volta das 15h. A morte ocorreu às 16h50, por "possível traumatismo craniano".   O documento relata a presença de "edema e sangramento na região do crânio" de Mia.
Segundo disse ao G1, diretor-geral do pet shop, Luciano Mafra, afirmou que demitiu o funcionário logo após o ocorrido. “É um fato que não tem como deixar passar. É inadmissível”. No entanto, ele não permitiu que Bruno visse as imagens do circuito de segurança do estabelecimento. "A gente quer saber a verdade, como aconteceu", afirmou Mazieiro. "Eles são responsáveis por quem contratam", acrescentou.
Mafra ainda afirmou que pretendia “não polemizar”. Ele disse que se trata de algo desagradável, e que o estabelecimento compreende o sofrimento do dono do animal. “Só tem que pedir desculpa mil vezes”, disse. Segundo o diretor, o funcionário trabalhava há mais de um ano no local.  
Aham...ah se fosse um dos meus, queria ver o que esse tal funcionário ia fazer, pq ele deveria ter muito medo mesmo, da tutora deles! >(
     Maziero e sua namorada, a quem pertencia o cachorro, receberam uma ligação após o incidente e, ao chegarem ao pet shop, já encontraram a cadela morta.   "Eles devolveram o corpinho dela em um envelope", contou Bruno(me dói o peito, só de imaginar essa cena).
    Na tentativa de compensar o cliente pela perda, o pet shop deu outro cachorro da mesma raça para Bruno e a noiva, além do enxoval, as vacinas e alimentação. Para receber o animal, Bruno precisou assinar um contrato de adoção e um termo que dizia que, a partir daquele momento, o pet shop não tinha mais pendências. Bruno afirmou que a direção do pet shop não negou nada a ele.
O pet shop bancou todos os custos com a cremação de Mia e ofereceu um enxoval completo para a nova cadelinha, que foi aceita por Maziero.
O casal registrou um boletim de ocorrência da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba.
O dono do pet shop e o funcionário devem ser ouvidos na quarta-feira e podem ser responsabilizados por maus-tratos a animais.
    O gerente da loja Petshow, Luciano Mafra, afirma que em nenhum momento o estabelecimento se eximiu da culpa e que procurou fazer tudo o que estava ao seu alcance para "reparar a perda" dos clientes.
"Mas, claro, é algo que a gente não consegue fazer. Todos nós somos donos de cães e sabemos o que eles estão passando. É algo irreparável."
A Petshow funciona há cerca de dez anos e atende de 120 a 150 cães aos sábados, dia de maior movimento e quando a cadela morreu.
Mafra ainda afirma que os veterinários da loja socorreram o animal imediatamente após o incidente e tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram. "Foi extremamente rápido", diz.

Investigação
De acordo com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o funcionário deve responder criminalmente por maus-tratos, já que há testemunhas do fato. “Quando você deixa um animal no pet shop, supõe que vão cuidar bem”, disse o policial que conversou com a reportagem. Mais detalhes sobre as investigações não foram revelados, mas o pet shop poderá responder em uma possível ação cível. O ex-funcionário do pet shop não foi localizado para comentar o ocorrido.

Descanse em paz, Mia...
Nossos sinceros sentimentos a família da pequenina.

Fonte: folha.com e G1

Chinês é flagrado arremessando cachorrinho a mais de 20 m no mar

Um homem que passava por uma praia em Xiamen, na província chinesa de Fujian, capturou um ato de crueldade de um jovem contra um filhote de cachorro. As fotos mostram o rapaz arremessando o animal para o mar, o que teria ocorrido mais de uma vez após o filhote nadar de volta à areia.

  Segundo relatos, outras pessoas que viram o que estava acontecendo gritaram para que o homem parasse com a crueldade, mas ele não dava ouvidos. O cachorrinho aterrissava na água a mais de 20 metros de distância e voltava à areia, quando era então jogado novamente.
Cansado de nadar de volta até a praia, o filhote finalmente buscou refúgio em uma rocha da encosta. Um nadador conseguiu resgatá-lo, mas, enquanto isso, o jovem que maltratou o animal deixou a praia sem sofrer qualquer punição.
Sensibilizado, homem resgastou o animal Foto: Reprodução Internet

O cãozinho foi dado a uma jovem que havia visto tudo da praia e se ofereceu para cuidar do filhote.
Filhote acabou ganhando uma nova dona após o 'pesadelo' 

Francamente... ele devia tentar fazer isso com alguém do mesmo tamanho, ai veríamos se o talzinho é homem o suficiente.
Fonte: G1

Ativistas comemoram fim das touradas na Catalunha



Ativistas brindam o fim das touradas na região da Catalunha, na Espanha. (Foto: Albert Gea / Reuters)
As touradas foram definitivamente proibidas neste domingo (25) na Catalunha, na Espanha, após um último evento que acontece nesta tarde, acompanhado por milhares de fãs da atividade em Barcelona.
O banimento das touradas na Catalunha foi aprovado em votação apertada no Parlamento local (68 votos a favor e 55 contra), o que reflete bem a divisão da população sobre o tema. Se mais de 180 mil pessoas assinaram o projeto de iniciativa popular que resultou na proibição, não são poucos os catalães que defendem a volta das touradas já no ano que vem.
Já há um movimento da indústria das touradas para revogar a lei. O Partido Popular, uma das duas principais forças políticas do país, questiona a constitucionalidade da lei catalã.
Além dos grupos de defensores dos direitos dos animais, que nos últimos anos aumentaram a pressão para o banimento das touradas, consideradas um “espetáculo medieval”, as corridas também têm um outro obstáculo de peso para renascerem na Catalunha: a crise da economia espanhola. Isso porque o governo se viu obrigado a cortar os subsídios e vantagens fiscais que eram concedidos aos donos de arenas e fornecedores de animais.




Após Catalunha, Colômbia vota proibição de touradas
Fonte:opera mundi e uol

Crocodilo de estimação de 2,5 m surpreende dona ao mudar de cor

Imagens do crocodilo Snappy mostram o réptil antes (esq.) e depois de mudar de cor
O crocodilo de 2,5 m vive com a australiana Tracey Sandstrom em Melbourne e surpreendeu a dona ao mudar repentinamente de cor.
Segundo Tracey, o animal atacou o filtro do tanque de água aquecida e alguns dias depois ficou laranja.
Grahame Webb, professor de biologia da Universidade Charles Darwin (Austrália), especializado em crocodilos, diz que Snappy está saudável. Ele acredita que algo na água, como ferro ou algas vermelhas, causou a mudança de cor, mas não afeta a saúde do réptil.


Pulgas e carrapatos podem transmitir tênia para os gatos

Por terem o hábito de se lamber, os felinos são mais suscetíveis ao problema, uma vez que eles acabam ingerindo os parasitas


O combate dos parasitas deve ser feito com medicamentos específicos para felinos indicados por um veterinário
Crédito: Flickr/ CC – Tobias Klupfel
 As famosas chuvas de maio são um verdadeiro perigo para os animais de estimação. Isso porque em períodos quentes e chuvosos são comuns infestações de pulgas e carrapatos.
Os gatos, em especial, necessitam de cuidados extras, uma vez que além da coceira e alergia causados pelos parasitas, os bichanos correm o risco de desenvolver doenças mais sérias causadas pela ingestão de pulgas. “Com o hábito de se lamber, os gatos costumam retirar dos pelos e engolir eventualmente ectoparasitas”, explica Vanessa Lopes, responsável técnica do laboratório veterinário Mundo Animal.
Segundo a veterinária, além da questão da higiene, ao ingerir pulgas e carrapatos o felino pode adquirir verminoses como o Dipylidium Caninum, um parasita do grupo das solitárias/tênias. “Os gatos podem se infestar quando se lambem. Assim, acabam ingerindo pulgas ou piolhos contaminados, que morrem dentro do animal, liberando a larva da tênia”, detalha Vanessa.
Ainda segundo a especialista, os gatos que possuem hábitos externos correm maior risco de adquirir pulgas e carrapatos, pois eles podem trazê-los da rua e contaminar todo o ambiente, assim como outros animais que possam conviver na mesma casa. “É importante estar sempre atento e realizar consultas preventivas”, indica Vanessa.
Além da tênia, existem diversos ectoparasitas que podem afetar os felinos - e cada um deles traz sinais clínicos diferentes. Entre as doenças mais comuns – que podem, inclusive, levar o animal a óbito - estão aerliquiose, que causa infecção crônica, e a babesiose, que tem como consequência a infecção dos glóbulos vermelhos. Ainda não existe vacina para essas doenças, portanto a prevenção é a melhor forma de evitá-las.
Climas chuvosos e quentes facilitam a infestação de pulgas e carrapatos em cães e gatos
Crédito: Flickr/ CC – miss pupik

Prevenção e tratamento

Segundo a veterinária a melhor forma de prevenção é o controle ambiental. “É indicado que se faça a limpeza com produtos específicos para combater os ectoparasitas presentes no local em que animal e dono habitam”, esclarece.
Produtos à base da substância deltametrina e permetrina são os mais eficientes neste caso. “Mas é sempre importante tomar cuidado porque os felinos são sensíveis a piretróides, compostos químicos presentes nos inseticidas. Então, o recomendado é retirá-los do local, limpar o ambiente, esperar secar bem e, só então trazê-los de volta”, detalha.
Nos casos em que a prevenção não foi suficiente e o gato adquiriu pulgas e carrapatos, é indicado o combate do problema commedicamento receitado por um veterinário, que levará em conta o porte, a idade e a raça do animal. Durante o tratamento, o dono pode complementar o combate aos ectoparasitas com outros produtos de higiene antiparasitária, como sabonetes, shampoos, banho seco e talcos.
Além da tênia, existem diversos ectoparasitas que podem afetar os felinos - e cada um deles traz sinais clínicos diferentes. Entre as doenças mais comuns – que podem, inclusive, levar o animal a óbito - estão aerliquiose, que causa infecção crônica, e a babesiose, que tem como consequência a infecção dos glóbulos vermelhos. Ainda não existe vacina para essas doenças, portanto a prevenção é a melhor forma de evitá-las.

Fonte:Petmag

Filhote semialbino de baleia-franca é avistado no litoral de SC

Filhote foi avistado na praia de Itapirubá Sul, em Laguna (SC) (Foto: Amanda Viana - PBF Brasil/Divulgação)

Pesquisadores do Projeto Baleia Franca avistaram na manhã desta segunda-feira (26) um filhote semialbino dessa espécie na praia de Itapirubá Sul, no município de Laguna (SC). A diretora de pesquisa da organização explica que esse tipo de animal se caracteriza por ter a pele clara com algumas manchas escuras. As baleias-francas normais têm a pele predominantemente preta, com algumas manchas claras na barriga.
Pelo tamanho do filhote, ele deve ter nascido em águas catarinenses este ano. Como sua aparência depende de uma combinação genética com pequena probabilidade de acontecer, o aparecimento anima os pesquisadores, pois é um indicativo de que a população destas baleias pode estar aumentando.
Outros três filhotes semialbinos de baleia-franca nascidos em outros anos foram avistados na região este mês. Os especialistas sabem que eles têm mais idade porque sua pele clara fica acinzentada com o tempo.
 Fonte:G1