domingo, 20 de março de 2011

Gari encontra filhotes de cachorro em mala jogada no lixo no Morro da Caeira, em Florianópolis. Os cães foram achados minutos antes de o triturador ser ligado

José Carlos Silva e Renaldo Calciator encontraram os filhotes momentos antes de ligarem o triturador
Depois de jogar uma mala na traseira do caminhão de lixo, o gari José Carlos Silva, mais conhecido como Lagoa, se encaminhou para coletar a próxima pilha de entulho no Morro da Caeira, na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis.

Pouco antes de o triturador ser ligado, os ganidos vindos de dentro do objeto fizeram Lagoa parar o trabalho. Ao abri-la, o funcionário encontrou cinco filhotes de cão.

— Era um procedimento de rotina. Ao jogar a mala e ouvir os gemidos que percebi que tinha algo vivo lá dentro — explica Silva.

Muito desidratados, os filhotes, com cerca de 60 dias de vida, foram encaminhados para a Diretoria do Bem Estar Animal. Sob os cuidados dos tratadores, receberam água, ração e vacinas. Um deles, porém, morreu poucas horas depois de chegar. Os quatro sobreviventes devem permanecer agora no Centro de Zoonoses, no Itacorubi, até que alguém os adote.

— Eles chegaram aqui muito debilitados. É horrível pensar que alguém os deixou naquela mala para morrer de sede ou triturados — diz Maria da Graça Dutra, responsável pela Diretoria do Bem Estar Animal.

Caso seja identificado, o autor do abandono pode ser preso por maus tratos aos animais e ficar preso entre três meses e um ano. Ainda na segunda-feira, duas caixas com filhotes de gatos abandonados foram recolhidas na Diretoria do Bem Estar Animal. Em uma delas, havia quatro felinos. Segundo Maria da Graça, o recomendado é que se castrem os animais para evitar o abandono posterior dos filhotes.

— Não adianta de nada nós ajudarmos os animais que chegam se não houver um controle na reprodução. É muito provável que a mãe destes animais tenha mais alguns filhotes dentro de pouco tempo — conta Dutra.

Adoção

Gari há 25 anos, Lagoa conta que não é raro encontrar animais durante a coleta de lixo. Bichos mortos também são colocados juntos ao entulho. Ele relata que muitas vezes consegue alguém para cuidar dos bichinhos, mas desta vez resolveu repassar para a Diretoria do Bem Estar Animal.

— Eles eram muitos e seria difícil encontrar alguém para ficar com eles — conta.

Quem quiser adotar os filhotes, pode entrar em contato com a Diretoria do Bem Estar Animal no número (48) 3237-6890

Fonte:Diário Catarinense

Adote um pit, e faça sua vida muito mais feliz!

Familia Resgatada, Ajudem!